Siga a folha

Freixo quer atrair turistas argentinos e uruguaios para o litoral paulista: 'Praias belíssimas e ecoturismo'

Presidente da Embratur se reuniu com Gilberto Kassab e prefeitos; campanha será lançada em breve

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, iniciou tratativas com o Governo de São Paulo e com prefeitos para fomentar o turismo no litoral norte paulista entre países vizinhos —em especial, a Argentina e o Uruguai. A ideia é reaquecer o setor na região, abalado pelas fortes chuvas que provocaram deslizamentos e mortes no mês passado.

Freixo também pretende estimular o ecoturismo no litoral sul, que, segundo ele, tem um "potencial turístico gigantesco", porém mal aproveitado. "Quem busca a natureza e olha para o Brasil pensa logo na Amazônia. Claro que incentivamos o turismo em todo o país, mas para alguém que vem da Argentina ou do Uruguai, é muito mais rápido e barato vir para o litoral de São Paulo", diz.

Marcelo Freixo, então deputado federal pelo PSB, durante entrevista coletiva, no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 27.jul.2022/Folhapress

Uma das estratégias estudadas pela agência é a de promover rodadas de negociação entre operadoras de turismo, brasileiras e estrangeiras, para que pacotes a preços atrativos sejam negociados. Formas de comunicação direta com os potenciais turistas também são analisadas, como o impulsionamento de publicações em redes sociais voltado a públicos específicos.

Na quinta-feira (23), Freixo se reuniu com o secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, para falar sobre a promoção do potencial turístico do litoral do estado. Um dia antes, ele já havia conversado com autoridades das cidades de São Sebastião, Santos, Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá. "O turismo internacional é muito importante para a economia desses municípios, gera emprego e renda. É uma região que precisa recuperar sua atividade", afirma.


ESTANTE

O jornalista Oscar Pilagallo recebeu convidados durante o lançamento de seu novo livro, "O Girassol Que nos Tinge: Uma História das Diretas Já, o Maior Movimento Popular do Brasil". O evento ocorreu na livraria Martins Fontes, em São Paulo, na terça (21). A editora Rita Mattar e o advogado, escritor e colunista da Folha Luís Francisco Carvalho Filho estiveram lá. O jornalista Carlos Tramontina também compareceu.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas