Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Tarcísio quer alerta de desastres que interrompe filmes e jogos no celular em caso de risco

Ideia, inspirada no Japão e nos EUA, foi discutida com operadoras de telefonia móvel nesta segunda (13)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reuniu nesta segunda-feira (13) com representantes de operadoras de telefonia móvel para discutir o aprimoramento do sistema de alerta para desastres naturais no estado.

A ideia do chefe do Executivo paulista é que as mensagens possam chegar a todos os aparelhos celulares que estejam em áreas de risco, não apenas àqueles que estão cadastrados no sistema de mensagem via SMS da Defesa Civil. O alerta seria uma espécie de pop-up que interromperia o uso do celular e exigiria um "ok" do usuário antes de ser fechado.

O governador Tarcísio de Freitas no bairro da Bela Vista, em São Paulo - Bruno Santos - 17.out.2022/Folhapress

"O dono do celular pode estar jogando, assistindo filme, fazendo o que for. A mensagem vai aparecer e chamar a atenção da pessoa", explicou Tarcísio aos participantes da reunião, ao falar sobre sua ideia.

Atualmente, a Defesa Civil tem uma base de 2,6 milhões de usuários cadastrados para receber suas mensagens em casos de eventos climáticos. O novo sistema proposto, chamado "cell broadcast", já é usado em países como o Japão e os Estados Unidos e envia os alertas por meio de Estações Rádio-Base.

"Temos de fazer diferente do que sempre foi feito. Celular é algo que pessoas de qualquer extrato social têm, e temos de usar isso para fazermos comunicação de possíveis tragédias", destacou o governador aos seus interlocutores.

Durante o encontro, Tarcísio ainda pediu que sejam priorizadas 39 cidades da região metropolitana de São Paulo e nove municípios do litoral paulista em um projeto-piloto que está sendo desenvolvido. Reunindo cerca de 1,5 milhão de habitantes, todos eles se encontram em áreas consideradas de risco para deslizamentos de terra.

Participaram da reunião desta segunda-feira representantes das operadoras Vivo, Tim, Claro e Oi, o coordenador da Defesa Civil e secretário-chefe da Casa Militar, coronel Henguel Ricardo Pereira, e o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, além de outros servidores.

Um grupo de trabalho formado por representantes do Governo de São Paulo e das operadoras terá 120 dias para apresentar um relatório com os custos e os esforços necessários para a implantação do sistema pretendido por Tarcísio de Freitas.

A iniciativa se soma a outras que vêm sendo pensadas após a tragédia ocorrida em São Sebastião. Como mostrou a coluna, a Defesa Civil intensificou o seu contato com outros países em busca de ferramentas para a prevenção de desastres.

Os esforços, que já vinham sendo empreendidos desde o ano passado e envolvem trocas de informações com territórios como Israel, Japão, EUA, Congo e Indonésia, foram redobrados após o desastre no litoral norte.


TERCEIRO SINAL

O ator Antonio Fagundes prestigiou a estreia da peça "A Herança", sucesso da Broadway que chega ao país com idealização de seu filho, o ator Bruno Fagundes, que também integra o elenco. A atriz Juliana Caldas compareceu à primeira apresentação do espetáculo, realizada no Teatro Vivo, em São Paulo, na semana passada.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.