Siga a folha

Descrição de chapéu transporte público

Mais de 15 mil assinam petição por nome de Paulo Freire em estação de metrô

Governo de SP decidiu rebatizar o espaço com o nome do bandeirante Fernão Dias

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um abaixo-assinado que pede que o Governo de São Paulo mantenha o nome do educador Paulo Freire em uma futura estação da linha 2-verde do Metrô, na capital paulista, já reúne mais de 15 mil signatários. Como revelou a coluna nesta semana, a empresa decidiu batizá-la de Fernão Dias, bandeirante que teve uma trajetória atrelada à exploração de indígenas.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante cerimônia de posse da Secretaria da Saúde, na capital paulista - Ciete Silvério - 9.jan.2023/Governo do Estado de SP

NÃO

O abaixo-assinado é articulado pela vereadora paulistana Luana Alves (PSOL). "A população de São Paulo não aceitará que se retire o nome de um dos educadores mais famosos do mundo, patrono da educação brasileira, defensor da educação popular e que dá nome à avenida onde a estação se localiza, pelo nome de uma pessoa que carrega a nefasta imagem de ser um escravizador e assassino de seres humanos", diz seu texto.


PEQUENO COMITÊ

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes participaram de um jantar realizado pelo grupo Esfera Brasil em homenagem ao ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Jhonatan de Jesus, que tomou posse nesta semana. O evento ocorreu em Brasília, na noite de terça-feira (14).

O empresário João Camargo, presidente do conselho do Esfera, o ministro do STF Dias Toffoli, o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luis Felipe Salomão e os advogados Pierpaolo Cruz Bottini e Eduardo Chad estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas