Siga a folha

Descrição de chapéu Fies Enem

Menos de 20% das redes públicas de ensino incluem história afro-brasileira em currículos, diz Fundação Lemann

Lei tornou obrigatório tema em sala de aula em 2003, mas não é cumprida

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Apenas 14% das redes públicas de ensino municipal e estadual já começaram a revisar os seus currículos com base na lei que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, em vigor desde 2003. O dado consta em um estudo preliminar realizado pela Fundação Lemann, baseado na experiência de 22 redes de ensino do país.

Estudantes da escola municipal Ruben Bento Alves, de Caxias do Sul (RS), onde são realizadas atividades escolares que envolvem temas de relações étnico-raciais - Carlos Macedo - 6.out.2022/Folhapress

O levantamento identificou que 50% delas coletam e analisam dados raciais, mas apenas cinco redes de ensino planejam políticas e intervenções a partir dessas informações. Ainda de acordo com o estudo, 90% oferecem treinamentos em equidade étnico-racial para seus quadros, mas somente duas redes o fazem de forma recorrente.

A pesquisa sobre indicadores de equidade racial realizada pela Fundação Lemann será apresentada pela primeira vez no evento "Lemann Dialogue 2023 – Caminhos para Recuperação", que será realizado em Champaign, nos Estados Unidos, na terça (2) e na quarta-feira (3).


SET

Os atores Othon Bastos e Bete Mendes em cena do curta "Esta Noite Seremos Felizes" - Raúl Tamayo Estrada/Divulgação

Os atores Othon Bastos e Bete Mendes foram fotografados durante as gravações do curta-metragem "Esta Noite Seremos Felizes", do diretor Diego dos Anjos. Na história, eles interpretam um casal de idosos que se encontra em bailes da terceira idade. O filme celebra os 90 anos de Othon, que serão completados no próximo dia 23. Será a primeira vez que os dois atores contracenarão juntos.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas