Siga a folha

Google associa Lula a 'corrupção' e Bolsonaro a 'coração' em busca sobre rei Charles

Plataforma de busca diz que seus sistemas 'automatizados não levam em conta ideologia política em seu funcionamento'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O resultado da busca feita com as palavras "Lula" e "coroação" gerou protestos nas redes sociais. Quando a pesquisa é realizada, o Google insere um alerta em forma de correção ao leitor: "Você quis dizer: 'lula corrupção: "você quis dizer: Lula corrupção".

O criador de conteúdo Felipe Neto fez um post criticando a associação. Ele diz que foi avisado da situação pelo deputado federal André Janones (Avante-MG).

Resultado da pesquisa 'lula corrupção' no Google - Reprodução

"O @AndreJanonesAdv me avisou no privado e tive que abrir o Google para acreditar", escreveu o youtuber.

E seguiu: "Se trata de um erro algorítmico, mas é inaceitável. 'Coroação' não é uma palavra errada ou de rara pesquisa. Google dará explicações? Corrigirá? Sem o PL [das Fake News], não são obrigados a nada".

A coluna fez também uma busca com as palavras "Bolsonaro" e "coroação". Neste caso, o resultado da ferramenta de pesquisa faz outra associação: "você quis dizer: Bolsonaro coração".

Resultado da pesquisa 'Bolsonaro coroação' no Google - Reprodução

O problema foi corrigido por volta das 21h30 desta sexta. Procurado, o Google diz, em nota, que seus sistemas "automatizados não levam em conta ideologia política em seu funcionamento".

"Embora este seja um recurso gerado automaticamente, temos políticas que se aplicam e estamos tomando medidas para resolver o problema", segue.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Reino Unido nesta sexta-feira (5) para acompanhar a cerimônia de coroação do rei Charles 3º, no sábado (6).

À noite, o petista foi convidado para participar de uma recepção oferecida pela família real britânica no Palácio de Buckingham, residência oficial do monarca, no centro de Londres.

A coroação do rei Charles 3º e da rainha consorte, Camilla, ocorrerá na manhã de sábado, a partir das 7h (horário de Brasília), na Abadia de Westminster. Depois da cerimônia, Lula deve participar de uma confraternização com outros chefes de Estado.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas