Siga a folha

Ex-diretor acusa TV Cultura de agir como nos tempos de Stálin e de apagá-lo de memória

OUTRO LADO: Emissora nega e diz que Hélio Goldsztejn aparece no documentário sobre o Metrópolis

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O diretor Hélio Goldsztejn, que comandou o Metrópolis (TV Cultura) por quase três décadas, diz estar chateado por supostamente não ter sido informado e nem chamado para participar do documentário que a emissora realizou em comemoração aos 35 anos do programa.

"Eu não sei o teor [do filme] e nem sei quais as razões de eu não ter sido avisado sobre esse documentário, mas é uma grande deselegância", afirma ele à coluna.

O diretor Hélio Goldsztejn - Greg Salibian - 3.junho.2018/Folhapress

Goldsztejn foi demitido da TV Cultura em maio de 2020. Na época, a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora, disse que passava por uma redução de despesas.

"A Rede Globo, por exemplo, está fazendo um especial sobre os 50 anos do Fantástico. Ela entrevistou seus ex-funcionários. É um procedimento normal", compara ele. "Não me avisaram nada. Fiquei sabendo [do documentário] por acaso."

"Algo igual ao que Stálin fez com o Trotsky, arrancando a imagem dele na foto oficial", afirma ainda, em referência ao ditador que manipulou fotos históricas para apagar o protagonismo do seu ex-companheiro.

Procurada, a TV Cultura afirma, em nota, que Goldsztejn foi um "profissional que teve papel importante no Metrópolis". Diz ainda que há gravações da época em que ele estava à frente do programa que aparecem em diversos momentos do documentário.

O ex-diretor alega que também não foi convidado para o evento de pré-estreia do documentário, restrito a convidados, que ocorrerá nesta semana. A TV Cultura nega e afirma que o convite foi enviado. "Reforçamos que a informação é totalmente equivocada", diz ainda a emissora.

O filme vai estrear na TV Cultura no próximo domingo (1º). Intitulado "Metrópolis 35 Anos", a produção revisita a história do programa, ouve depoimentos de ex-apresentadores e artistas como Lázaro Ramos, Antonio Fagundes e Liniker. A dupla Os Gêmeos preparou uma surpresa para o documentário.


PISTA

A atriz Martha Nowill compareceu ao baile em comemoração aos cem anos da ONG Liga Solidária, realizado no Jockey Club de São Paulo, na capital paulista, na semana passada. O secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Carlos Bezerra Jr., e a deputada estadual de São Paulo Marina Helou (Rede) estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas