Siga a folha

Descrição de chapéu indígenas

Governo Lula lançará filme sobre operação de desintrusão em terra indígena no Pará

Exibição será realizada no Museu Nacional, em Brasília, nesta quinta (14)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O processo de desintrusão da Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará, virou tema de um documentário produzido pelo governo federal. Depoimentos de indígenas, não indígenas e agentes federais envolvidos na operação foram registrados.

Imagem aérea mostra área desmatada na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no nordeste do Pará - Abin/Divulgação

Iniciada em maio deste ano, a ação atendeu a uma decisão judicial de 2014 que, até então, não havia sido cumprida. A área de 280 mil hectares era ocupada por mais de mil pessoas não indígenas, incluindo madeireiros e traficantes de drogas.

Em um convite disparado para a exibição do documentário "Desintrusão na Terra Indígena Alto Guamá", a gestão federal se refere ao processo como a "maior operação de desocupação em territórios originários". E diz que a área foi devolvida aos indígenas em menos de 60 dias após o início das ações.

O filme será exibido no Museu Nacional, em Brasília, a partir das 16h desta quinta-feira (14). A EBC (Empresa Brasil de Comunicação) irá transmitir a produção por meio de suas redes sociais.


PÁGINAS

A escritora Helena T. recebeu convidados para o lançamento de seu novo romance, "Ilhéus", realizado no Espaço Sociocultural do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em São Paulo, na noite de terça-feira (12).

O presidente do CIEE, Humberto Casagrande, e o empresário Antoninho Marmo Trevisan prestigiaram o evento. A jornalista e criadora da Agência de Notícias da Aids, Roseli Tardelli, o maestro Henrique Villas Boas e a cantora Mariane Claro estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas