Siga a folha

Descrição de chapéu Datafolha saúde mental

Quatro em cada dez brasileiros enfrentaram problemas de saúde mental, diz pesquisa

Levantamento realizado pela Fundação Itaú e Datafolha aponta também que atividades culturais são as que mais proporcionam bem-estar para 54% dos entrevistados

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Quatro em cada dez brasileiros (42%) afirmam que tiveram algum problema de saúde mental ou emocional entre 2022 e 2023, segundo a pesquisa Hábitos Culturais, realizada pela Fundação Itaú e pelo Datafolha.

Deste total, 65% dizem ter procurado tratamento para o problema.

O levantamento ouviu 2.405 pessoas de 16 a 65 anos em todas as regiões do país, com entrevistas presenciais e telefônicas, entre os dias 1º e 28 de setembro deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa mostrou também que a cultura é apontada por 54% dos entrevistados como a atividade que mais proporciona bem-estar. Em seguida aparecem outras atividades de lazer, como passeios, parques, igrejas e praia com 19%, mesmo percentual dos que citaram práticas físicas e esportivas.

Séries e novelas foram mencionadas por 3%, e 9% não souberam responder.

Ainda de acordo com o levantamento, 86% disseram concordar que programas culturais reduzem o estresse, e outros 84% afirmaram que diminui a sensação de tristeza.

imagem da Ocupação Mario Pedrosa no Itaú Cultural, em São Paulo - Andre Seiti/Divulgação

Já 81% apontaram que atividades culturais provocam a diminuição da solidão, e 77% disseram que ajuda na melhora do relacionamento no trabalho.


FOLHETIM

Os irmãos Mancini: Júpiter (Thiago Martins), Andrômeda (Ramille), Vênus (Nathalia Dill), Plutão (Isacque Lopes), Electra (Juliana Paiva) - Manoella Mello/Divulgação

Os atores Thiago Martins (Júpiter), Ramille (Andrômeda), Nathalia Dill (Vênus), Isacque Lopes (Plutão) e Juliana Paiva (Electra) vão interpretar irmãos em "Família É Tudo", nova novela das sete da Globo. Escrita por Daniel Ortiz, a trama se passará em São Paulo e deve estrear em março do ano que vem. Na história, após o sumiço da avó, interpretada por Arlete Salles, os cinco vão ter que morar e trabalhar juntos na reconstrução do lugar que marcou o início da gravadora da família, a Mancini Music.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas