Siga a folha

José de Abreu voltará aos palcos com a peça 'A Baleia', que inspirou filme de Aronofsky

A tradução e a direção ficarão a cargo de Luís Artur Nunes; ainda não há data de estreia

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ator José de Abreu irá voltar aos palcos com a peça "A Baleia", do dramaturgo americano Samuel D. Hunter, que inspirou o filme homônimo de Darren Aronofsky.

A tradução e a direção ficarão a cargo de Luís Artur Nunes. Os dois já trabalharam juntos em outras montagens, como no monólogo "Fala, Zé!" (2006) e na montagem "A Mulher Sem Pecado" (2000), de Nelson Rodrigues.

O ator José de Abreu durante lançamento na Livraria da Vila, em São Paulo - Ronny Santos - 13.jun.2023/Folhapress

Abreu recebeu na quarta-feira (3) um email do agente de Hunter com a autorização para começar a trabalhar na adaptação da montagem para o português.

"Faz muito tempo que eu não enfrento um desafio no teatro. E quando eu vi o filme, fiquei cismado. Fui ler sobre [a obra] e vi que era uma peça [originalmente]. Fiquei com essa coisa na cabeça", diz Abreu à coluna.

O longa narra a história de Charlie, um homem obeso e professor de redação que tenta se reconectar com sua filha adolescente. Brendan Fraser venceu o Oscar de melhor ator pelo papel, e o filme também levou a estatueta de melhor maquiagem.

"Vai ser um desafio, mas eu estou disposto a encarar. E vai ser um trabalho difícil [na parte] de maquiagem. Será quase que inédito no Brasil. Tenho 90 quilos, vou ter que passar para 300 quilos [para interpretar o personagem]", brinca Abreu.

O ator conta que andou conversando com o maquiador mexicano Martín Macías, que recentemente trabalhou na série "Betinho" (Globoplay), para assumir a função, mas a parceria ainda não está fechada.

A expectativa é que ele use próteses no rosto para viver o personagem nos palcos. "Serão algumas horas de maquiagem, mas acho que a peça vale a pena. É muito bonita."

O projeto, agora, entrará em fase de produção. Ainda não há data de estreia.


SOM

O músico Totô de Babalong - Juliana Rocha/Divulgação

O músico Totô de Babalong lançará no próximo dia 10 o seu segundo álbum, "Pescoço Salgado". O trabalho é composto por oito composições próprias e conta com as participações especiais de Gaby Amarantos, Rachel Reis e RDD. Um dos destaques do disco é a faixa "Toca Metallica pra Mim", que foi inspirada na música folclórica argentina "El Baiano", interpretada por Soledad, e que narra a historia de uma menina que se apaixona por um músico baiano no Rio de Janeiro. Assim como na composição, Totô é baiano, mas mora na Cidade Maravilhosa.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas