Siga a folha

Descrição de chapéu BNDES

BNDES reabrirá galeria do seu espaço cultural com a mostra 'Pretagonismos'

Evento contará com a presença do presidente da instituição, Aloizio Mercadante, e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A galeria do Espaço Cultural do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no Rio de Janeiro, será reaberta nesta quarta-feira (28) com a mostra "Pretagonismos". O local foi fechado em 2020 por causa da pandemia de Covid-19 e não tinha retomado suas atividades de exposições artísticas desde então.

O evento de inauguração contará com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Obra "Rasurando fidanza (6)", de 2023, de Paulo Victor Santos Dias, conhecido como PV Dias; o artista é um dos nomes que compõem a exposição "Pretagonismos" - no Instagram

A mostra é uma parceria com o Museu Nacional de Belas Artes. Serão apresentadas 105 obras, do acervo do museu, de 59 artistas. Os trabalhos destacam o protagonismo de pessoas negras nas artes visuais do século 18 até os dias de hoje. A peça mais antiga data do período entre 1780-1800, e a mais recente, do ano passado.

"Este é mais um passo na reconstrução do BNDES. E essa exposição que reabre a galeria do Espaço Cultural BNDES é muito emblemática, pois desafia e questiona os padrões de representação e coloca artistas negros no protagonismo da arte e da história. Tudo isso é motivo de orgulho para o BNDES, que busca promover uma sociedade mais justa e diversa," diz Mercadante.

LETRAS

A arquiteta Anna Ferrari, sócia da Megafauna, recebeu convidados na abertura da nova unidade da livraria, no Teatro Cultura Artística, em São Paulo. O professor e escritor Renan Quinalha marcou presença no evento, que contou com um cortejo do bloco Ilú Obá De Min.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas