Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa
Descrição de chapéu mercado de trabalho

Como transformar desafios em oportunidades no mercado de trabalho para jovens

Brasil tem mais de um terço de jovens entre 18 e 24 anos que não trabalham nem estudam e é preciso apoiá-los em sua jornada profissional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mauricio Harger

Presidente da Vedacit

Em minha trajetória profissional, tive o privilégio de acompanhar o desenvolvimento de diversos jovens que se destacaram. Além de revigorante, isso é duplamente benéfico.

Para os jovens, entrar no mercado proporciona a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, desenvolver habilidades profissionais até então desconhecidas, estabelecer contatos valiosos e receber orientação de mentores experientes, catalisando um crescimento profissional significativo.

Para as empresas, a inserção de jovens na equipe impulsiona a inovação e a criatividade, facilita a adoção de tecnologias emergentes, traz uma energia contagiante para a cultura organizacional e promove a contínua renovação de ideias e talentos na empresa.

Jovens participam de projeto de capacitação gratuito em tecnologia para o mercado de trabalho - Renato Stockler/Folhapress

No entanto, grande parte deste potencial pode não estar sendo aproveitado. De acordo com um relatório da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de 2022, o Brasil tem mais de um terço de jovens (36,9%) entre 18 e 24 anos que não trabalham nem estudam —os chamados "nem-nem").

O dado representa a segunda pior colocação no bloco, atrás somente da África do Sul. Esta é também a faixa etária que mais sofre com o desemprego no nosso país.

Investir na formação de nossos jovens deve ser um compromisso social das empresas e, muitas vezes, já faz parte das obrigações regulatórias. Este é o caso, por exemplo, do Programa Jovem Aprendiz, iniciativa que faz parte da Lei da Aprendizagem e que busca inserir jovens no mercado de trabalho, proporcionando a eles a oportunidade de adquirir experiência profissional, combinada com educação teórica.

De acordo com o decreto nº 11.479/2022, jovens aprendizes devem representar entre 5% e 15% do total de empregados de empresas de médio e grande porte, isso considerando cargos que demandam formação profissional.

Hoje, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, temos no Brasil cerca de 500 mil aprendizes, além de 642 mil estagiários. É um número bom e que ainda deve aumentar, mas não basta só cumprir a cota para fazer seu papel. É importante oferecer formação e experiência de qualidade, garantindo uma preparação eficaz que inclua competências essenciais, além das técnicas.

O relatório Future of Jobs 2023, do Fórum Econômico Mundial, reforça a importância das competências socioemocionais para o mercado de trabalho. Segundo o documento, das dez principais habilidades necessárias para quem está trabalhando ou buscando emprego, só uma está relacionada à área tecnológica. As outras têm a ver com autogestão, trabalho em equipe, habilidades cognitivas ou de engajamento.

A orientação sobre a escolha da área de atuação, a identificação com o trabalho e o desenvolvimento de habilidades são passos fundamentais para o jovem ingressar no mercado, se destacar e evoluir profissionalmente.

Porém, segundo pesquisa realizada neste ano com 48 mil jovens e adolescentes de todo o país, apenas 47% deles têm voz ativa nas reuniões de equipe e pouco mais da metade (59%) conta que os gestores dedicam tempo para ouvi-los e apoiá-los ou que tem acesso a treinamentos para o desenvolvimento pessoal (58% do total).

O estudo foi feito pelo Ciee - Centro de Integração Empresa-Escola, em parceria com Ministério do Trabalho e Emprego, consultoria Great Place to Work e Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes (Febraeda).

Planejar o começo de carreira dos mais novos é mais do que um desafio presente, é um investimento no futuro.

Cabe, então, a nós, gestores, encararmos este compromisso e fazermos nossa parte para reverter os preocupantes índices de desemprego entre jovens, construindo uma sociedade mais próspera e equitativa. Isso trará benefícios a todos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.