Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

'Filho de pedreiro' pode levar votos de Lula, diz NYT

Jornal perfila Joaquim Barbosa; já Reuters entrevista Haddad, 'provável herdeiro de Lula'

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Citando a prisão de Lula e o Datafolha, o New York Times perfilou o novo presidenciável, sob o título “De zelador a presidente: poderá Joaquim Barbosa ser o próximo presidente do Brasil?”. Ouve um operário eleitor de Lula que estaria disposto a considerar Barbosa, “filho de pedreiro”.

Já a agência Reuters entrevistou longamente Fernando Haddad, “provável herdeiro de Lula” e que “tenta manter a esquerda unida”.

CÍRCULO

Prossegue a reação aos alertas externos de fragilização democrática com a prisão de Lula. O juiz Sergio Moro e o economista Marcos Troyjo falaram ao Washington Post para reportagem sobre o significado do episódio, dizendo respectivamente que foi “quebrado círculo vicioso” e “fortalece instituições”.

Por outro lado, o esquerdista The Nation reporta de Curitiba que “Lula pode estar na cadeia, mas o movimento Occupy não deixa a esperança morrer”.

MÉXICO LÁ

A conversa com o Brasil parou, mas a União Europeia fechou novo acordo comercial com o México, noticiam ExcelsiorFinancial Times e outros.

CATADORES

A revista alemã Stern segue com reportagem e vídeo “os passos dos catadores” para mostrar “por que os brasileiros mais pobres brasileiros cuidam da reciclagem”.

Diz que lei de 2010, “sob o ex-presidente Lula, obriga empresas a separar o lixo, mas a maioria não cumpre”. Sobra para coletores como Renata, 18, que “queria ser modelo” e agora não busca "sonhos, mas sobrevivência":

 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas