Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Financial Times levanta dúvidas sobre números do Brasil

'Pessoas ganharam ou perderam dinheiro', destaca jornal; 'podemos confiar nos dados?', pergunta editor

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Sob o título "Falha nos dados econômicos brasileiros desperta preocupações entre analistas", o Financial Times (acima) sublinha que "'pessoas ganharam ou perderam dinheiro' como resultado da confusão sobre o verdadeiro estado das exportações".

A reportagem de Jonathan Wheatley afirma que a segunda revisão dos números pelo Ministério da Economia, em menos de uma semana, "lança dúvidas sobre a divulgação de dados-chave e deixa analistas se perguntando se ainda devem confiar na segurança das estatísticas brasileiras".

O jornal ouve do economista-chefe para América Latina do ING Financial Markets, de Nova York, que "os dados do PIB, embora melhores que o esperado, levantaram dúvidas entre alguns analistas devido a um número extraordinariamente grande de estoques de empresas, um indicador negativo para a atividade econômica".

Para o FT, as duas revisões "e a possibilidade de mais por vir levantaram dúvidas pela primeira vez sobre os dados brasileiros, há muito vistos como um exemplo de pontualidade e transparência entre os países emergentes".

Seu editor para a região, Michael Stott, perguntou no Twitter: "Podemos confiar nos dados da maior economia da América Latina?".

Na semana passada, o jornal havia apoiado em editorial o plano de reformas do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas