Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu Coronavírus

Europeus questionam Biden por não liberar vacinas dos EUA

'Os fatos não mentem. Os Estados Unidos estão impondo uma interdição completa à exportação de vacinas', afirma Comissão Europeia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

No francês Le Monde, "Uma quarta vacina para os europeus, mas problemas de entrega à vista". No alemão Handelsblatt, "o início da entrega ainda não está claro".

Ou seja, a aprovação da americana Johnson & Johnson não muda o quadro de falta de vacinas na União Europeia, que já enfrentava o corte das americanas Pfizer e Moderna.

E a britânica AstraZeneca, que havia reduzido as entregas à UE para menos da metade, vai cortar mais, diz o britânico Financial Times.

As notícias vieram no rastro de um comunicado da Comissão Europeia, assinado por seu presidente, o belga Charles Michel (acima):

"Os fatos não mentem. O Reino Unido e os Estados Unidos estão impondo uma interdição completa à exportação de vacinas e componentes produzidos em seus territórios."

O New York Times noticiou a "acusação" europeia, publicando na quinta a confirmação de que Boris Johnson "não está exportando vacinas", assim como Joe Biden:

"Os EUA também têm segurado, por meio de um mecanismo de guerra chamado Lei de Produção de Defesa, que dá ao governo controle sobre a produção industrial. Biden prometeu que todos os americanos adultos terão uma dose até maio."

BIDEN VS. MERKEL

Os sites Politico e Axios, que cobrem bastidores de Washington, vêm destacando a pressão do Congresso, inclusive democratas, para que Biden imponha sanções à Alemanha de Angela Merkel devido ao gasoduto Nord Stream 2, que vai levar gás russo à União Europeia.

Um senador republicano anunciou que vai impedir a nomeação do novo diretor da CIA até começarem as sanções.

O LONGO BRAÇO DE BIDEN

O Wall Street Journal noticiou a ampliação, pelo novo governo, de uma força-tarefa do Departamento de Justiça voltada para a corrupção ao redor do mundo, agora com 39 procuradores.

Destacou a chegada da advogada Lauren Kootman, que era do escritório Orrick, Herrington & Sutcliffe. Ela "monitorou a petroquímica brasileira Braskem, que em 2016 concordou em pagar US$ 3,5 bilhões para resolver acusações de suborno com autores dos EUA e do Brasil".

O WSJ sublinha que, mais uma vez, "as peças estão no lugar para uma aplicação agressiva da lei [americana] sobre corrupção no exterior".

NYT E O PAI DOS POBRES

Na manchete do New York Times (acima) ao longo da quinta, antes do pronunciamento do presidente americano à noite, "Com programa de ajuda, Biden assume um novo papel: Cruzado pelos pobres", defensor dos pobres.

A justificativa para o enunciado, apresentada logo abaixo, foi de que no pacote ele "priorizou os americanos em situação de pobreza, uma evolução para um político que se concentrava principalmente na classe trabalhadora".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas