Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu STF

Le Monde expõe 'a sombra dos Estados Unidos' sobre Moro e a Lava Jato

Jornal francês reporta 'Como a investigação que derrubou Lula desmoronou', tornando-se 'o maior escândalo jurídico' do país

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A edição de fim de semana do principal jornal da França, Le Monde, dedica três páginas e leva ao alto da home page (abaixo) uma extensa reportagem sobre a Operação Lava Jato, assinada por Gaspard Estrada e Nicolas Bourcier. No resumo do jornal:

"Um juiz considerado 'parcial', métodos por vezes ilegais e a sombra dos Estados Unidos: a maior operação anticorrupção da história do Brasil tornou-se seu maior escândalo jurídico. Meses de investigação foram necessários para configurar o reverso dessa cena."

O texto pode ser lido também em inglês, com acesso gratuito.

O jornal se concentra na participação americana, citando autoridades dos próprios departamentos de Justiça e de Estado e enfatizando o interesse da Casa Branca na proteção de suas empresas.

Conclui que, "para os EUA, trata-se de reduzir a influência geopolítica do Brasil na América Latina, mas também na África".

O texto usa como ponto de partida as revelações de Glenn Greenwald no site The Intercept. O material repercute desde sábado (10) no Brasil, em sites como Consultor Jurídico e por mídia social.

Abaixo, as três páginas na edição impressa de domingo/segunda, publicada sob o título "Justiça - A armadilha brasileira":

Estrada, que é da Sciences Po, já havia escrito no New York Times.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas