Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

No exterior, parte do mercado e socialistas concordam sobre Lula

'É estranho que o mercado brasileiro não goste', diz Mobius, 'porque ele presidiu alguns dos tempos mais felizes do Brasil'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na chamada do Financial Times (abaixo, com fundo azul), para análise assinada por seu editor de América Latina, "Lula está de volta: O velho inimigo de Bolsonaro retorna para assombrá-lo".

E na chamada da revista socialista Jacobin, "Lula está de volta - E ele pode salvar o Brasil de Bolsonaro". A convergência se repetiu noutras partes.

Em entrevista ao canal Bloomberg, o célebre investidor Mark Mobius, que critica Joe Biden desde a campanha, foi questionado sobre a volta de Lula, da qual "os mercados não gostaram". Resposta do especialista em economias emergentes:

"É estranho que o mercado não goste, porque Lula presidiu alguns dos tempos mais felizes do Brasil. Não creio que a volta seja necessariamente ruim para o mercado brasileiro. Acho que ele aprendeu a lição, no que diz respeito a corrupção. Estou surpreso em saber que o mercado não gostou."

E por mídia social o senador socialista Bernie Sanders, que preside a poderosa comissão do orçamento, saudou:

"Como presidente, Lula fez um trabalho incrível para diminuir a pobreza no Brasil e defender os trabalhadores. É uma ótima notícia que sua condenação, altamente suspeita, foi anulada. Esta é uma importante vitória da democracia e da justiça no Brasil."

No Drudge Report, abrindo foto do ex-presidente, "Lula agora está livre para concorrer à Presidência. Pode ser THE END para Bolsonaro...".

EUA VS. EMERGENTES

No Wall Street Journal, sobre a previsão da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), "Salto do crescimento nos EUA pode desequilibrar a frágil economia mundial".

Logo abaixo, mais especificamente, "O aumento nos juros, em resposta ao crescimento e às expectativas de inflação, pode desencadear fuga de capitais dos emergentes, onde a vacinação mal começou e cuja recuperação deve demorar mais".

EUA & CHINA

WSJ e South China Morning Post destacaram, respectivamente, que "EUA e China se comprometem tentativamente em torno da mudança no clima" e "China e EUA negociam encontro de alto nível para recomposição das relações".

No primeiro caso, eles vão dividir a presidência de um grupo dentro do G20 voltado aos riscos financeiros ligados ao clima. No segundo, as duas principais autoridades chinesas em relações exteriores, Yang Jiechi e Wang Yi, devem se reunir com os congêneres americanos no Alasca.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.