Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

'Parada militar de república das bananas', diz inglês Guardian

Bolsonaro faz exibição de força 'a poucos passos do Congresso', destaca francês Le Monde; 'intimidatório', diz argentino Clarín

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Na descrição do inglês The Guardian (acima), logo abaixo da chamada que trata o país como república bananeira, "Tanques rodam pelas ruas de Brasília conforme Congresso se prepara para votar planos [de Jair Bolsonaro] para mudar o sistema de votação no Brasil".

No francês Le Monde, que também levou a notícia à home page, "Bolsonaro faz exército desfilar a poucos passos do Congresso, em meio a uma crise com as instituições brasileiras".

Na alemã Der Spiegel, "Bolsonaro provoca congressistas com desfile militar" e, também em destaque, "Pela primeira vez desde a ditadura, tanques rodam pela capital brasileira passando por parlamentares que votam reforma eleitoral".

Para o argentino Clarín (abaixo), com foto de Bolsonaro ladeado pelo general Braga Netto e comandantes, "Episódio ocorre em clima de tensão devido aos repetidos ataques ao sistema eleitoral".

No despacho da agência americana Associated Press, reproduzida por Washington Post e ABC, "Exibição militar antes de votação tensa".

E no Financial Times, na home, "Desfile militar é 'ataque à democracia'", destacando que o presidente brasileiro foi condenado por "um grupo de nove partidos de esquerda" pela tentativa de intimidação.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas