Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu Europa União Europeia

França não recua e junta apoio na União Europeia contra os EUA

No Politico, 'Líderes da UE acusam Biden de deslealdade'; Rússia quer ativar venda de gás à Europa no dia 1º, via Nord Stream 2

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os jornais franceses seguem manchetando o confronto do país com os Estados Unidos e a Austrália.

No Le Monde, "Submarinos: horas antes do término do contrato, australianos enviaram correspondência 'satisfeita' para Paris, segundo Exército". No Le Figaro, "Crise dos submarinos: nos bastidores da 'traição' do século".

O presidente Emmanuel Macron se viu fortalecido por apoio europeu, resumido na manchete do Politico Europe, "Líderes da União Europeia acusam Joe Biden de deslealdade com aliados".

Foi o que fizeram em sequência o presidente do Conselho Europeu, em coletiva na ONU; a presidente da Comissão Europeia, falando à CNN; o ministro para assuntos europeus da Alemanha, no Euronews; e o comissário da UE para mercados internos, falando ao Financial Times.

A Bloomberg, citando diplomatas britânicos alarmados após contato com franceses, destacou que "Paris pode reavaliar suas relações com a Otan e a China".

Placa de estrada em Lubmin, na Alemanha - Reuters

VAI COMEÇAR

A Bloomberg noticiou que a Rússia projeta entregar gás a partir de 1º de outubro à Europa, via Nord Stream 2, gasoduto recém-completado que os EUA tentaram bloquear por anos.

Mas para isso precisa da aprovação da União Europeia e da Alemanha, diz o FT, que deu manchete para as pressões de parte a parte, com base também no financeiro russo Kommersant.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas