Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu toda mídia

Vídeo no NYT diz que brasileiros vão decidir 'futuro do planeta'

'Se os brasileiros optam por destruir a vida na Terra, não é um país soberano? Bem, isso é o que Bolsonaro argumenta'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Alessandra Orofino, diretora do Greg News, na HBO brasileira, e Agnes Walton, do próprio New York Times, produziram vídeo destacado no site do jornal americano, com a chamada "Eleição presidencial do Brasil vai determinar o futuro do planeta", e em mídia social:

Afirmam que "ambos os candidatos são insanamente falhos", mas que não há dúvida sobre como se diferenciam, em relação à Amazônia. Recorrem à jovem indígena Txai Suruí, que "pode explicar por que esta eleição é problema" também dos americanos. Ela diz:

"Porque um candidato quer salvar a Amazônia, e o outro quer queimá-la. A maior floresta tropical do mundo é a minha casa. Mas o resultado dessas eleições ameaça não apenas tudo isso, mas tudo isso." [entra uma imagem da Terra]

Orofino e Walton questionam, nesse sentido: "Se os brasileiros optam por destruir a vida na Terra, não é um país soberano? Bem, isso é o que Bolsonaro argumenta, e ele é amplamente popular por isso".

Relacionam o histórico ambiental de Bolsonaro, defendendo, ao final: "Todos nós precisamos desesperadamente de um novo presidente brasileiro". Por nós, referem-se à "civilização humana".

Listam também o histórico de Lula, acrescentando que terminou em "escândalo de corrupção, mandando Lula para a cadeia por anos" (sic), sem citar por que saiu.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas