Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu toda mídia

Biden ameaça banir TikTok, mas outros três chineses já conquistam os americanos

Temu, de 'brinquedos e bugigangas', é o novo líder em downloads de aplicativos no país, seguido por CapCut e Shein

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Wall Street Journal noticia que, de forma "similar" a Donald Trump em 2020, Joe Biden agora "ameaça banir o TikTok se os donos chineses não venderem sua participação".

Mas o jornal avisa que a retirada do aplicativo do ar por Biden "pode enfrentar caminho acidentado" na Justiça, lembrando que Trump "acabou fracassando quando o TikTok foi aos tribunais". Pequim, na época, vetou a transferência do algoritmo do TikTok para um novo dono, o que inviabilizaria a venda.

Horas depois, o WSJ entrevistou o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, que vai ao Capitólio na semana que vem e adiantou que uma venda forçada "não irá resolver as preocupações de segurança" de Washington como seu próprio plano —de custo bilionário e que envolve pagar à americana Oracle para armazenar os dados no país.

O temor de Washington com o TikTok não se reflete nos consumidores americanos, alertou o Interconnected, influente página no Substack voltada à "interconexão de tecnologia e geopolítica".

Deu como evidência a lista de downloads nos EUA levantada pela consultoria Sensor Tower (acima), mostrando que o TikTok nem é mais o líder na App Store e no Google Play.

Agora está na frente o Temu, que vende "brinquedos e bugigangas", e outros dois concorrentes do TikTok no ranking são o CapCut, editor de vídeo, e a Shein, loja de "fast fashion". Todos chineses.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas