Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu toda mídia

Pelo mundo, mídia vê 'salto para o desconhecido' na Argentina

NYT e Le Monde aponta vitória da 'extrema direita'; para South China Morning Post e Financial Times, é um 'libertário radical' com 'terapia de choque'; Elon Musk, no X, projeta 'prosperidade'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Jornais pelo mundo se dividiram ao classificar Javier Milei. Na chamada do New York Times, foi uma "vitória para a extrema direita", sublinhando que ele é comparado a Donald Trump e Jair Bolsonaro. Também para o francês Le Monde, os argentinos elegerem o "candidato de extrema direita".

Já o Wall Street Journal falou em "outsider libertário", e o Financial Times, em "libertário radical". O South China Morning Post, em "libertário de terapia de choque".

Eleição de Javier Milei nos sites de The New York Times, Le Monde, South China Morning Post e Financial Times - Reprodução

A cobertura mostra mais concordância quanto à terapia de choque que vem por aí, com o outsider. O próprio argentino La Nación, que chama o presidente eleito de "líder libertário", destaca que representa "a irrupção do desconhecido".

No espanhol El Mundo, "Argentina se lança num experimento político sem precedentes".

Na manchete da Bloomberg, "Argentina dá um salto para o desconhecido". Na Bloomberg TV, ao vivo, "mercados vão realmente ficar preocupados com tanta incerteza".

Já o homem mais rico do mundo, o americano Elon Musk, procurou ser otimista, ao publicar em sua plataforma X: "A prosperidade está diante da Argentina".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas