Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Jornais espanhóis racham diante de governo 'Frankenstein'

El País e La Vanguardia citam apoio e vitória de primeira; El Mundo e ABC questionam ter cedido a ameaça de separatista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os principais jornais espanhóis se dividiram como a sociedade, meio a meio, sobre a reeleição do presidente socialista Pedro Sánchez.

Reprodução

Nas manchetes dos veículos considerados de centro-esquerda, El País e La Vanguardia, respectivamente, "Sánchez, presidente com mais apoios do que em suas posses anteriores" e "Sánchez, presidente na primeira" votação no parlamento.

Os jornais tradicionais da centro-direita, El Mundo e ABC, se concentraram no fato de ter cedido à pressão do líder separatista catalão, "Sánchez, empossado presidente com ameaça 'diária' de Puigdemont e com as ruas contra a anistia" e "Sánchez, presidente ao adicionar Puigdemont à 'maioria Frankenstein'".

Com menos destaque, o El País explica que Sánchez fez uma mudança "importante, não só por aceitar a anistia que sempre negou, mas porque aceitou que será uma legislatura muito focada no debate territorial". Já o El Mundo perfila Sánchez como "o César das trevas".

Os quatro jornais citam o que falou o líder da oposição conservadora, Alberto Feijóo, ao cumprimentar o presidente eleito: "Isso é um erro".

Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.