Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Bolsonaro envia ao Congresso acordo de troca de dados sigilosos com Emirados Árabes

Ato foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em Abu Dhabi, em 2019

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um acordo com os Emirados Árabes Unidos sobre troca e proteção mútua de informação classificada, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Abu Dhabi, em 2019, foi encaminhado para o Congresso na semana passada.

O ato estabelece “equivalência dos níveis de classificação, medidas de proteção, regras de acesso e transmissão de informações classificadas, bem como providências relacionadas ao vazamento de dados sigilosos.”

É o primeiro acordo desse tipo assinado no governo Bolsonaro. O Brasil tinha assinado antes com Suécia (2014), Espanha (2015), Israel (2010, emendado em 2018) e Luxemburgo (2018).

Presidente Jair Bolsonaro e o xeque Mohammed bin Zayed al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi - Clauber Cleber Caetano/PR - 27/10/2019

“As partes não necessariamente determinam, antes da celebração do acordo, que tipo de informação classificada será intercambiada ao abrigo do instrumento. Uma vez em vigor, o acordo, dentro de seus parâmetros, poderá subsidiar a troca de qualquer tipo de informação classificada”, explica o Itamaraty.

Na visita presidencial a Abu Dhabi, foram assinados oito atos: três internacionais e cinco interinstitucionais. A área militar foi um dos principais focos da visita do presidente Jair Bolsonaro ao país do Golfo Pérsico.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas