Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Eleições 2020

Marina Helou, da Rede, consegue liminar para participar de debate de candidatos de SP na Band

Deputada deverá ser a 11ª convidada para evento da quinta-feira (1º)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A deputada estadual Marina Helou, candidata à Prefeitura de São Paulo pela Rede Sustentabilidade, recebeu decisão liminar favorável do Tribunal Regional Eleitoral para que participe do primeiro debate entre os postulantes ao cargo, a ser realizado pela TV Band na quinta-feira (1º), a partir das 22h30.

A Band convidou dez candidatos para o debate: Andrea Matarazzo (PSD), Arthur do Val (Patriota), Bruno Covas (PSDB), Celso Russomanno (Republicanos), Filipe Sabará (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), Jilmar Tatto (PT), Joice Hesselmann (PSL), Marcio França (PSB) e Orlando Silva (PC do B).

O critério utilizado, ao que tudo indica, foi o de convidar aqueles cujos partidos ou coligações possuam, atualmente, ao menos cinco representantes no Congresso.

Helou argumentou, então, que a Rede Sustentabilidade elegeu seis representantes para o Congresso em 2018. Como o partido não alcançou a cláusula de barreira, três deles deixaram a sigla.

De acordo com o artigo 44 da resolução nº 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral, no entanto, como mostrou a candidata, as mudanças de filiação partidária relacionadas à emenda constitucional 97/2017 (que se refere à cláusula de barreira) não devem ser consideradas para o cálculo do tamanho de bancada na definição dos participantes de debates.

"[Para] Os partidos que não alcançaram a cláusula de barreira e que perderam filiados detentores de cargo eletivo com fundamento no § 5º, do art. 17, da Constituição Federal, o marco temporal para a verificação do número de representantes no Congresso Nacional continua a ser o resultado da eleição", escreveu em sua decisão o juiz eleitoral Emílio Migliano Neto.

"Minha presença nos debates é uma oportunidade democrática para mostrar que São Paulo tem opção. Já passou da hora de São Paulo sair da mesmice. Das mesmas promessas e dos mesmos políticos. Eu trago novas soluções para os problemas de sempre. Terei a oportunidade de mostrar que soluções sustentáveis são soluções inteligentes para colocar São Paulo de novo como protagonista no mundo e trazer qualidade de vida para todas as pessoas", diz Helou ao Painel.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas