Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Descrição de chapéu STF

Fux discorda de Kassio sobre Ficha Limpa, diz a colegas que não vai cassar liminar, mas busca revisão

Presidente quer evitar decisão monocrática para não reforçar embates com colegas do STF (Supremo Tribunal Federal)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente do STF, Luiz Fux, disse a pessoas próximas não ter concordado com a decisão de Kassio Nunes Marques, que afrouxou a Lei da Ficha Limpa. Em conversas, Fux afirmou que vai buscar uma forma para que a liminar seja revista.

Nos diálogos, o presidente descartou cassar a decisão por, segundo sua justificativa, tratar-se de situação diferente da de André do Rap. No episódio do traficante do PCC, ele derrubou liminar de Marco Aurélio Mello, provocando crise institucional.

Na ocasião, ministros demonstraram insatisfação com o ato de Fux. Ele levou o assunto para o plenário, em seguida, após a repercussão interna. Nos bastidores, integrantes do STF falam que uma ação semelhante dessa vez provocaria mais revolta do que no outro episódio.

O clima na corte piorou desde o julgamento virtual que proibiu a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Fux votou para impedir a recondução e irritou seus colegas Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, que foram a favor.

Nesse ínterim, Moraes pediu informações a Fux no habeas corpus que pede a implementação imediata do juiz das garantias, lei aprovada em 2019.

O presidente da corte respondeu informando, entre outros pontos, que audiências públicas já não eram permitidas na gestão anterior, por causa da Covid-19. As reuniões estavam marcadas para discutir o tema, mas foram canceladas pelo ministro em abril. Ele é relator do tema.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas