Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu STF

Fux discorda de Kassio sobre Ficha Limpa, diz a colegas que não vai cassar liminar, mas busca revisão

Presidente quer evitar decisão monocrática para não reforçar embates com colegas do STF (Supremo Tribunal Federal)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do STF, Luiz Fux, disse a pessoas próximas não ter concordado com a decisão de Kassio Nunes Marques, que afrouxou a Lei da Ficha Limpa. Em conversas, Fux afirmou que vai buscar uma forma para que a liminar seja revista.

Nos diálogos, o presidente descartou cassar a decisão por, segundo sua justificativa, tratar-se de situação diferente da de André do Rap. No episódio do traficante do PCC, ele derrubou liminar de Marco Aurélio Mello, provocando crise institucional.

Na ocasião, ministros demonstraram insatisfação com o ato de Fux. Ele levou o assunto para o plenário, em seguida, após a repercussão interna. Nos bastidores, integrantes do STF falam que uma ação semelhante dessa vez provocaria mais revolta do que no outro episódio.

O clima na corte piorou desde o julgamento virtual que proibiu a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Fux votou para impedir a recondução e irritou seus colegas Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, que foram a favor.

Nesse ínterim, Moraes pediu informações a Fux no habeas corpus que pede a implementação imediata do juiz das garantias, lei aprovada em 2019.

O presidente da corte respondeu informando, entre outros pontos, que audiências públicas já não eram permitidas na gestão anterior, por causa da Covid-19. As reuniões estavam marcadas para discutir o tema, mas foram canceladas pelo ministro em abril. Ele é relator do tema.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.