Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Rio quer aplicar meta que Guedes deseja mas não conseguiu colocar em prática

O plano de emergência carioca contém uma das obsessões de Guedes: desvincula, desobriga e desindexa parte das despesas públicas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Paulo Guedes (Economia) disse ao prefeito Eduardo Paes e ao secretário Pedro Paulo que quer estar no Rio no dia em que for apresentado o programa de ajuste fiscal da cidade. O plano de emergência carioca contém uma das obsessões de Guedes: desvincula, desobriga e desindexa parte das despesas públicas, ampliando a gestão do Orçamento. Embora propague a meta no âmbito federal desde que chegou ao Ministério da Economia, Guedes não conseguiu colocá-la em prática.

Pedro Paulo diz que Paes traçou uma estratégia política diferente no âmbito municipal. Em vez de negociar antes e enviar a iniciativa ao Legislativo depois, como fez Jair Bolsonaro, o secretário pretende apresentar o pacote já no lançamento do ano legislativo, em fevereiro. Ele também fixou prazo de 90 dias para concluir uma reforma da Previdência dos servidores.

Posse de Eduardo Paes prefeito eleito do Rio de Janeiro - Renan Olaz/CMRJ

A presença de Guedes, se for concretizada, pode colocá-lo em uma saia-justa política. Paes e Pedro Paulo são aliados de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que no âmbito federal rivaliza com Bolsonaro e disse, em entrevista à Folha, que não tem falado com Guedes. “Rodrigo também defende o ajuste fiscal, como Guedes, não vejo problema”, diz Pedro Paulo.

O secretário adiantou ao ministro da Economia que vai abrir negociação com o BNDES para repactuar o pagamento de juros da dívida do município.

O secretário anunciou o plano de ajuste fiscal do Rio minutos após a virada do ano. Precisamente, sete minutos após a meia-noite ele começou a enviar a jornalistas um resumo das ações previstas para sua gestão.


Tiroteio

A última profissão que eu queria ter no mundo era segurança do presidente @jairbolsonaro Kkkkk
Da deputada Bia Kicis (PSL-DF), sobre o presidente ter saltado de um barco e nadado até seguidores junto com pelo menos 6 seguranças


Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas