Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Líderes de oposição rejeitam sugestão de Lira de discutir semipresidencialismo no Brasil para 2026

Eles afirmam que não é o momento de fazer a discussão e criticam presidente da Câmara

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Líderes de oposição rejeitam a sugestão de Arthur Lira (PP-AL) de discutir a implementação do semipresidencialismo ou parlamentarismo a partir de 2026. O presidente da Câmara disse em entrevista à CNN que a mudança seria necessária para acabar com a instabilidade no país.

“O povo já decidiu pelo presidencialismo no plebiscito de 1993. Não faz sentido tirar dos brasileiros uma decisão que a Constituição de 1988 colocou nas mãos do povo. Fazer isso no Congresso, sem um novo plebisicto, e um ano antes da eleição, é, no mínimo, casuísmo”, diz Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição na Câmara.

"Sei que, a princípio, a ideia é discutir algo para 2026. Mas conheço processo legislativo: a gente sabe como começa, mas não como termina. Quem disse que amanhã ou depois alguma emenda antecipando pra 2023 não é aprovada? Não me parece que seja o momento para se discutir isso", completa.

“Antes a gente precisa sair da Idade Média em que estamos. Vamos superar as trevas atuais, garantir a democracia. Depois podemos debater o tema”, diz Marcelo Freixo (PSB-RJ), líder da minoria.

Bohn Gass (RS), líder do PT, diz que a instabilidade é gerada quando uma presidente, Dilma Rousseff, é tirada do poder sem ter cometido crime, enquanto Lira barra o impeachment de Bolsonaro, que já incorreu em vários.

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição na Câmara - Pedro Ladeira-12.jul.2019/Folhapress

"A anormalidade e a insegurança política foram provocadas justamente por aqueles que, quando não havia crime, criaram instabilidade. Agora que há crime, não querem levar adiante. O problema não é mudar de regime. O problema é, no regime que existe, cumprir o que está na lei. Não fazer isso que é gerar instabilidade", afirma Bohn Gass.

Talíria Petrone (RJ), líder do PSOL, afirma que Lira, "bastião do bolsonarismo", não tem condições, "por sua cumplicidade com o Planalto", de conduzir mudanças estruturais no regime político brasileiro.

"Mudanças desse tipo necessitam de um amplo e cuidadoso debate, o que até aqui, por seu método truculento e apressado, não parecem ser valores respeitados por Lira", diz Talíria.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas