Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

União e Prefeitura do Rio tentam acordo para destravar concessão de arenas olímpicas

Justiça determinou suspensão de licitação marcada pela gestão Eduardo Paes (PSD)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O governo federal e a Prefeitura do Rio de Janeiro negociam um acordo para destravar a licitação para concessão de arenas do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

O certame marcado para o mês passado foi suspenso pela Justiça Federal a pedido da AGU (Advocacia Geral da União), atual gestora da área sob disputa.

Vista aérea do Centro Olímpico de Tênis no Parque Olímpico no Rio de Janeiro - Lalo de Almeida - 2.ago.2017 / Folhapress

A gestão Eduardo Paes (PSD) divulgou em julho o plano para conceder à iniciativa privada o Centro Olímpico de Tênis e as arenas 1 e 2 por 15 anos. Os espaços, porém, foram cedidos pelo município à União em dezembro de 2016, nos últimos dias de mandato do atual prefeito, que retornou ao cargo quatro anos depois.

A intenção do município era desfazer a cessão após a conclusão da disputa. O objetivo era evitar assumir a gestão do espaço sem a garantia de interessados da iniciativa privada.

À Justiça, a AGU alegou que tem compromissos fechados para o uso do espaço e alega ter gasto R$ 9,5 milhões só no ano passado para manter as três arenas. O juiz Mario Victor de Souza, da 4ª Vara Federal no Rio de Janeiro, determinou a suspensão da licitação.

O município recorreu da decisão e afirma não ter motivos para ressarcir o governo federal pelos gastos de manutenção. Mas o Ministério Público Federal se posicionou favorável a suspensão do certame.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas