Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Folhajus

AGU cita vazamento de decisão de Moraes para Bolsonaro não depor e pede apuração da PGR

Ministro do STF mandou presidente depor nesta sexta (28) presencialmente na PF

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Advocacia-Geral da União pediu a Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que solicite à Procuradoria-Geral da República uma investigação para apurar o vazamento da informação de que o ministro tinha dado o prazo até a sexta (28) para o presidente Jair Bolsonaro depor à Polícia Federal.

A informação foi revelada pelo Painel na terça (18). Para a AGU, o "ocorrido repercute em constrangimentos" a Bolsonaro porque "cria expectativa e interesse da imprensa que já lhe aborda com perguntas para maiores detalhes sobre a aludida oitiva e aspectos correlatos do inquérito".

Ainda segundo a AGU, "o vazamento da data limite de oitiva" é fato com "potencial de repercussão negativa em face da reputação do agente político, de sua imagem, ou seja, em esfera extrajurídica, sendo possível até mesmo cogitar efeitos deletérios na dimensão de seus direitos de cidadania".

A AGU se valeu do argumento do vazamento para justificar a mudança de posição de Bolsonaro, que em dezembro de 2021 pediu 60 dias de prazo, mas na quarta (26) informou ao STF que não tinha interesse em prestar depoimento.

Após a mudança de posição, Moraes mandou Bolsonaro depor presencialmente na PF nesta sexta (28) no âmbito do inquérito que apura o vazamento por ele e pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR) da investigação sobre o ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral.

Presidente Jair Bolsonaro durante entrevista o programa Pingos nos Is da Jovem Pan - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas