Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Mesmo com Damares e Tarcísio, Republicanos não deve punir quem apoiar Lula

Arranjo flexibilizaria acordos locais para priorizar formação de bancada com mais de 40 deputados federais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Mesmo tendo filiado os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, o Republicanos não deve punir quem optar por apoiar candidatos à presidência adversários de Jair Bolsonaro (PL), afirmam parlamentares.

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Republicanos, Marcos Pereira. Crédito: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados - Michel Jesus/ Câmara dos Deputa

Pelo acerto fechado nesta quinta-feira (23), o ministro da Cidadania e pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma, vai migrar para o PL. As definições a respeito do futuro político de Roma e Tarcísio resolvem dois palanques considerados prioritários para Bolsonaro e amarram o trio de partidos que o presidente desejava manter no seu entorno: PP, PL e Republicanos.

Ainda assim, deputados da legenda garantem terem recebido a sinalização de que não serão punidos caso fechem alianças em seus estados com apoio a outros candidatos, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A flexibilidade não atrapalharia acordos regionais e, assim, facilitaria que a legenda alcançasse um de seus principais objetivos no pleito em outubro: ultrapassar 40 deputados federais eleitos.

Nesta quarta, um dos deputados da legenda prestigiou a filiação do ex-governador Geraldo Alckmin ao PSB.

Antes do acerto, Marcos Pereira manifestou irritação com a prioridade de Bolsonaro pelo PL. Em entrevista à Folha, disse que o chefe do Executivo atrapalhava o crescimento do partido.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas