Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Candidata a deputada em SP denuncia à polícia ataque cibernético

Economista Marina Helena, do Novo, registrou boletim de ocorrência após Instagram ter sido alvo de bots

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A economista Marina Helena, candidata a deputada federal pelo Novo em São Paulo, registrou boletim de ocorrência na divisão de crimes cibernéticos da Polícia Civil, após ter sofrido um ataque orquestrado em seu perfil no Instagram.

A economista Marina Helena, candidata a deputada federal em SP pelo Novo - Divulgação

Segundo ela, houve um aumento expressivo e repentino no seu número de seguidores na última terça-feira (19). "Eu sempre tive um engajamento muito alto no Instagram, muitos dos meus seguidores falam comigo o tempo todo. Mas, de repente, comecei a receber milhares de novos seguidores. Em poucos minutos, pularam dos mais de 100 mil que eu já tinha para 116 mil", diz ela.

A maioria, relata, eram contas com figurinhas e nomes estranhos, alguns com origem russa. "Pessoas com zero publicações, que seguem contas esquisitas. Ou seja, bots", afirma.

O maior problema, segundo ela, é que a enxurrada de novos seguidores derrubou o engajamento com as pessoas reais com quem ela interage.

Ataque de robôs no Instagram da candidata Marina Helena - Reprodução

"Eu sou de um partido que não usa fundo eleitoral, minha estrutura de campanha são minhas redes sociais, principalmente o Instagram. Isso me prejudica muito".

Além de ir à polícia, ela pretende acionar a Meta, proprietária do Instagram, na Justiça, cobrando que tenha mecanismos melhores de controle sobre contas falsas. Helena enviou um comunicado à empresa denunciando o ocorrido, mas não havia tido resposta até o início da tarde de quarta (20).

Com uma atuação fortemente política em seu perfil, a economista liberal diz que provavelmente sofreu um ataque de alguém que já criticou. "Eu ataco toda sorte de privilégios, falo de tudo. Pode ser um interesse contrariado, ou pode ser um concorrente direto meu. Mas que há uma motivação política, para mim está muito claro".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas