Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Ministério Público do Trabalho recebe denúncia de racismo em organizações que gerem hospitais em SP

Prefeitura de São Paulo diz que repudia toda forma de discriminação

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu a denúncia feita pela vereadora Luana Alves (PSOL) e abriu um procedimento para saber se há atos que configurem racismo praticados por oito organizações sociais contratadas pela Prefeitura de São Paulo para administrar hospitais na cidade.

Até esta terça-feira (18), o MPT notificou ao menos duas das oito organizações que foram citadas pela vereadora. O município tem 12 organizações que prestam serviço de saúde.

Entrada de ambulância em hospital da rede municipal de Saúde - Rivaldo Gomes-24.fev.2021/Folhapress

O MPT disse que "recebeu e está analisando denúncia sobre situação laboral dos profissionais da Enfermagem Negra no Mercado de Trabalho na cidade de São Paulo".

Luana afirma que colheu depoimentos de 1.090 profissionais através de um formulário eletrônico e concluiu que, durante o processo de contratação de enfermeiros, ocorrem "práticas discriminatórias, racistas, homofóbicas, gordofóbicas, etarismo."

A sondagem sobre racismo e discriminação foi realizada pela Anen (Articulação Nacional de Enfermagem Negra) e o Coren-São Paulo (Conselho Regional de Enfermagem).

Em nota ao Painel, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) diz que repudia toda forma de discriminação e que não foi notificada pelo MPT, mas prestará esclarecimentos se for acionada.

"Cabe destacar que a contratação em unidades gerenciadas pelas Organizações Sociais de Saúde é feita diretamente pelas próprias entidades, conforme previsto em contrato", afirma a prefeitura.

Gestão Ricardo Nunes (MDB) tem contrato com 12 organizações para prestação de serviços de saúde - Governo do Estado de SP/Divulgação

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas