Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Lula indica para estatal aliado a quem dirigiu piada homofóbica

Em 2000, hoje presidente disse ao então prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, que a cidade era 'polo exportador de veado'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O ex-prefeito de Pelotas (RS) Fernando Marroni tomou posse na segunda-feira (26) como presidente da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), estatal ligada ao governo federal.

Luiz Inácio Lula da Silva conversa com o então prefeito eleito de Pelotas (RS), Fernando Marroni, durante Conferência Nacional de Prefeitos e Vice-prefeitos do PT, em Brasília (Foto: Sérgio Lima/Folhapress. Digital) - Sérgio Lima/Folhapress

Marroni foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teve seu nome confirmado pelo conselho da empresa.

Em 2000, quando era prefeito, ele acabou sendo envolvido em uma polêmica, após vazar um vídeo em que Lula fazia uma piada homofóbica sobre a cidade.

"Pelotas é cidade polo, né? Exportadora de veado", disse o atual presidente a Marroni, sem saber que estava sendo gravado. A declaração foi explorada na campanha municipal daquele ano por adversários do PT, como o ex-prefeito Paulo Maluf, que disputava a eleição na capita paulista contra Marta Suplicy.

A Trensurb chegou a entrar no plano de privatização do ex-ministro da Economia Paulo Guedes. A meta, frustrada, era vender o controle da empresa até 2021.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas