Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ato sobre Orçamento participativo deve reunir Lula e Tarcísio

Solenidade de encerramento do Brasil Participativo está marcada para 14 de julho em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O encerramento do Brasil Participativo, plataforma que reúne sugestões da população ao PPA (Plano Plurianual), deve reunir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo.

O secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, está articulando a presença do mandatário estadual. A última plenária presencial da iniciativa está prevista para 14 de julho. Lula, que participou da primeira, também estará no desfecho.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Ato de lançamento das plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo, e da plataforma digital Brasil Participativo (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O Brasil Participativo está promovendo encontros nos estados para ouvir da população suas sugestões de políticas públicas e prioridades do PPA.

Os encontros têm sido prestigiados por ministros e governadores. As propostas são registradas na plataforma virtual e vão à votação.

As 20 mais votadas em cada área temática serão encaminhadas aos ministros no dia 17 de julho, que deverão respondê-las individualmente —se serão aproveitadas, se são mais próprias para projetos de lei, ou se não estão entre as prioridades da pasta, por exemplo.

O relatório também conterá o resultado de uma votação sobre quais devem ser as prioridades, dentre 28 programas federais selecionados. Os dados virão com recorte regional e estadual, além de gênero e renda.

No primeiro mês, um balanço das 2.420 propostas feitas até então mostrava que o tema que mais mobilizou a sociedade foi educação, com 356 sugestões. Na sequência vinham saúde (269), meio ambiente (124), direitos humanos (118) e assistência social e combate à fome (99). No momento, já foram feitas 4.087 sugestões.

Ao final do processo, as propostas consideradas válidas pelo filtro dos ministérios poderão ser incluídas no PPA que será encaminhado ao Congresso Nacional em 31 de agosto. Caso sejam aprovadas também pelos parlamentares, passam a integrar o rol de prioridades do Executivo já a partir de 2024.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.