Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Bolsonaro fechou apoio a Nunes em SP, mas não trancou, afirmam aliados

Pessoas próximas ao presidente destacam que anúncio foi feito por Valdemar, e não pelo ex-presidente

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O anúncio feito por Valdemar Costa Neto, presidente do PL, de que Jair Bolsonaro decidiu apoiar o prefeito Ricardo Nunes (MDB) em 2024, dias após acenos dele a Ricardo Salles (PL-SP), foi recebido com ceticismo pelos aliados do ex-presidente.

A expressão que eles têm utilizado para descrever o acerto é "fechou, mas não trancou", ou seja, Bolsonaro ainda pode mudar de ideia.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, durante reunião em Brasília - Beto Barata-6.out.2023/PL

Para sustentar o argumento, eles afirmam, primeiramente, que Bolsonaro não anunciou o apoio. Até o momento, ele foi comentado apenas por Valdemar em nome do ex-presidente.

Além disso, eles lembram da volatilidade do ex-presidente. O caso mais emblemático aconteceu na disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul em 2022, quando Bolsonaro anunciou durante um debate em rede nacional que seu candidato era Capitão Contar (PRTB), sendo que na época ele e a então ministra Tereza Cristina (PP-MS) vinham fazendo campanha para Eduardo Riedel (PSDB).

O gesto de Bolsonaro —do qual ele depois recuaria, declarando neutralidade na disputa— fez com que Contar chegasse ao segundo turno, no qual foi derrotado pelo atual governador tucano.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas