Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Novo critica 'paranoia' sobre uso de expressões tidas como racistas

Pessoas negras filiadas ao partido defendem que racismo não está em palavras e dizem que ministras Marina Silva e Anielle Franco são 'gente famosa falando bobagem'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Novo postou neste sábado (3) vídeo com pessoas negras filiadas ao partido criticando a "paranoia" em relação ao uso de expressões tidas como racistas e chamando de "bobagem" falas das ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial) contra termos que consideram preconceituosos.

O vídeo traz uma gravação em que Marina contesta o uso da expressão caixa preta, que afirma ser uma forma pejorativa de se dirigir às pessoas pretas, e um recorte de Anielle contra o uso de buraco negro, no qual diz que a palavra é racista.

Na filmagem, os filiados do Novo argumentam que "simplesmente mencionar uma cor não tem nada a ver com desprezar uma etnia" e criticam o que veem como "paranoia" que mais atrapalha do que ajuda o combate ao racismo.

"O racismo não está em palavras, está em intenção ou em atitudes", afirma outro filiado. Outro diz que a palavra "preto" pode ser usada com boa ou más intenções. O vídeo cita exemplos de expressões cuja origem tem significado negativo, como a palavra rapaz, que, no latim, quer dizer "aquele que rouba". Também questiona se "sorriso amarelo" e "me deu branco" seriam racistas.

O Novo afirma que a "paranoia" com palavras "afasta a população comum da luta antirracista".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas