Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant
Sem acordo, governo prorroga grupo de trabalho sobre Ferrogrão
Ferrovia é apoiada por agricultores e empresas, que argumentam que reduziria a dependência de estradas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O grupo de trabalho criado pelo governo federal para discutir a Ferrogrão, que levará soja de Mato Grosso para o Pará, foi prorrogado por 180 dias. Nos bastidores, as discussões sobre o traçado, que atravessa áreas ambientais, estão emperradas.
Com 1.000 km de extensão, a ferrovia Ferrogrão é apoiada por agricultores e empresas de grãos que afirmam que ela reduziria a dependência de estradas e reduziria os custos de transporte de soja de Mato Grosso para os portos fluviais na bacia amazônica.
No entanto, partidos de esquerda, como o PSOL, e movimentos indígenas pedem mais estudos para avaliar o impacto da ferrovia sobre o meio ambiente e desmatamento na Amazônia. Povos indígenas defendem rever o traçado para que não atravesse o Parque Nacional do Jamanxim, que é uma Unidade de Conservação.
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters