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Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu transporte público indígenas

Sem acordo, governo prorroga grupo de trabalho sobre Ferrogrão

Ferrovia é apoiada por agricultores e empresas, que argumentam que reduziria a dependência de estradas

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O grupo de trabalho criado pelo governo federal para discutir a Ferrogrão, que levará soja de Mato Grosso para o Pará, foi prorrogado por 180 dias. Nos bastidores, as discussões sobre o traçado, que atravessa áreas ambientais, estão emperradas.

Trem passa pelo extremo sul da capital paulista; grupo de trabalho criado pelo governo federal para discutir a Ferrogrão foi prorrogado por 180 dias - Eduardo Anizelli/Folhapress

Com 1.000 km de extensão, a ferrovia Ferrogrão é apoiada por agricultores e empresas de grãos que afirmam que ela reduziria a dependência de estradas e reduziria os custos de transporte de soja de Mato Grosso para os portos fluviais na bacia amazônica.

No entanto, partidos de esquerda, como o PSOL, e movimentos indígenas pedem mais estudos para avaliar o impacto da ferrovia sobre o meio ambiente e desmatamento na Amazônia. Povos indígenas defendem rever o traçado para que não atravesse o Parque Nacional do Jamanxim, que é uma Unidade de Conservação.

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