Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2024

Empresário preso por suspeita de elo com PCC doou para coordenador de plano de Boulos

Luiz Carlos Efigênio Pacheco, dono da Transwolff, deu R$ 75 mil para campanha de atual deputado Antonio Donato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Preso nesta terça-feira (9) em operação do Ministério Público contra empresas de ônibus suspeitas de ligação com o PCC (Primeiro Comando da Capital), o empresário Luiz Carlos Efigênio Pacheco, dono da Transwolff, doou R$ 75 mil na eleição de 2020 para Antonio Donato (PT), um dos coordenadores da pré-campanha a prefeito de Guilherme Boulos (PSOL).

0
O deputado estadual petista Antonio Donato - Eduardo Anizelli/Folhapress

Foi a segunda maior doação individual recebida por Donato, que era candidato a vereador, cargo para o qual se elegeu. Ele atualmente é deputado estadual, eleito em 2022.

A doação a Donato, que hoje é um dos responsáveis pelo programa de governo de Boulos, foi a única do empresário nas últimas cinco eleições.

O petista afirmou ao Painel que foi contatado pelo próprio Pacheco para fazer a doação. "Ele afirmou que queria ajudar alguém da oposição e me procurou. Eu disse que sendo doação oficial, não haveria problema".

Donato diz que não é próximo do empresário e que o viu algumas vezes apenas nos últimos anos.

"Conversei poucas vezes com ele. Eu o conheci em 2012, em frente à padaria da Câmara Municipal. Naquele momento, uma cooperativa havia declarado apoio ao Celso Russomanno [candidato a prefeito], e ele me procurou para me dizer que era um caso isolado no setor de transporte", afirmou. Donato na época era presidente municipal do PT.

Sobre a suspeita de ligação da empresa com o PCC, Donato diz que não tem opinião. "O que posso dizer apenas é que tudo tem de ser apurado".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.