Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Chuvas no Sul

Iphan vai levar programa de restauração a cidades do RS devastadas por enchentes

Ação que dá assistência técnica gratuita para preservação de imóveis será levada aos municípios de Santa Tereza, General Câmara e Pelotas

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) vai implementar o projeto Canteiros-Modelo, que oferece assistência técnica gratuita a famílias pobres, em cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes.

O projeto é uma parceria com prefeituras, universidades e institutos federais para ajudar famílias hipossuficientes que vivem em áreas tombadas de cidades históricas a conservar seus imóveis.

Imagem do bairro de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), afetado pelas enchentes - Pedro Ladeira/Folhapress

A ideia é levar a iniciativa a municípios gaúchos como Santa Tereza, que tem quase 70 imóveis de arquitetura colonial italiana, Jaguarão, General Câmara e Pelotas —os dois primeiros já seriam atendidos no projeto, mas agora as ações se tornaram prioritárias.

"Baixando a água, e a gente podendo fazer uma inspeção mais de perto, esse projeto é uma das possibilidades para que a gente tenha uma resposta de curto prazo nesses territórios", afirma o presidente do Iphan, Leandro Grass.

Em uma ação liderada pelo Ministério da Cultura com todas as suas autarquias, o Iphan está levantando todos os patrimônios materiais e imateriais que existem nas regiões atingidas no RS. A partir disso, será possível elaborar o plano de restauração dos patrimônios afetados.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas