Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Governo Lula

Governo diz que já esperava decisão que suspendeu acordo com sindicato de professores

Federação Proifes, ligada ao PT e PC do B, assinou os últimos acordos de reajuste salarial, mesmo com resistência do Andes, próximo ao PSOL e ao PSTU

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Integrantes do Ministério da Gestão dizem ter recebido sem surpresa a decisão judicial que suspendeu o acordo fechado entre o governo e a Proifes (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico).

Mobilizações dos servidores de universidades federais por reajuste salarial na Câmara dos Deputados - Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Pela negociação acertada com o sindicato, os professores federais teriam reajuste de 9% em janeiro de 2025 e de 3,5% em maio de 2026. Com a decisão judicial, o acordo foi suspenso.

Técnicos da pasta dizem que o cenário era previsível por causa da rivalidade da Proifes, ligada ao PT, com o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), próximo do PSOL e do PSTU. A divergência remonta a 2004, quando a federação foi criada, ainda no primeiro mandato do presidente Lula.

A Gestão lembra, porém, que os dois últimos acordos de reajuste para professores federais, em 2012 e 2015, no governo de Dilma Rousseff, foram assinados só com a Proifes. E que, mesmo com a resistência dos outros sindicatos, essas negociações acabaram prevalecendo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas