Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu agências regulatórias

Servidores de agências reguladoras rejeitam proposta do governo e sinalizam entrega de cargos

Sindicato afirma que 929 funcionários colocaram cargos à disposição pelo que consideram desvalorização da carreira de regulação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Servidores de agências reguladoras rejeitaram na última quarta-feira (29) a proposta apresentada pelo governo de reajuste de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026 e alongamento de carreira e sinalizaram a intenção de entregar cargos, "inconformados com a atual desvalorização" da regulação.

Manifestação do sindicato de servidores de agências em defesa da Anvisa em janeiro de 2024
Manifestação do sindicato de servidores de agências em defesa da Anvisa em janeiro de 2024 - Bancillon Comunicação

O Sinagências (Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação) enviou ao Ministério da Gestão ofício no qual informa que, em assembleia, 839 servidores votaram contra a proposta do governo, ante 3 favoráveis.

No documento, eles afirmam que a proposta de reajuste do governo, "além de estar muito abaixo do necessário para o nivelamento com as carreiras do Ciclo de Gestão, sequer recompõe o prejuízo de 17% que a categoria teve em relação às demais no acordo de 2015".

Outras demandas da categoria, como exigência de nível nível superior para todos os cargos e definição, em lei, das atividades das agências reguladoras como atividades típicas e exclusivas de Estado, foram negadas pelo governo.

No ofício, o presidente do Sinagências, Fabio Rosa, afirma que, "inconformados com a atual desvalorização da carreira da Regulação e com a situação de precariedade operacional em que se encontram as 11 agências reguladoras, 929 gestores e ocupantes de cargos em comissão, colocaram seus cargos à disposição da Administração."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.