Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Conar diz que propaganda de investimento, como a de Bettina, precisa esclarecer
Bettina não detalha como transformou R$ 1,520 em R$ 1,042 milhão em três anos
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A despeito da repercussão sobre o anúncio da Empiricus, protagonizado por Bettina Rudolph no YouTube, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) ainda não abriu uma representação.
Na peça publicitária, a jovem de 22 anos, redatora de campanhas de venda dos relatórios da Empiricus, diz ter alcançado um patrimônio de R$ 1,042 milhão com investimentos na Bolsa de Valores em apenas três anos.
“Comecei com 19 anos em R$ 1,520. Três anos depois, tenho mais de R$ 1,042 milhão. Simples assim”, relata.
O anúncio foi veiculado massivamente na plataforma de vídeos na última semana e gerou insatisfação por parte dos internautas, que encararam a fala como enganosa.
O Conar diz que não pode revelar se recebeu queixa de espectadores, mas informa que é sua atribuição abrir representações em casos de propagandas exageradas ou que abusem da inexperiência de consumidores, não apenas em casos que envolvam mentira.
O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária determina que publicidade sobre investimentos financeiros deve oferecer esclarecimentos para uma “decisão criteriosa e consciente” do público.
com Felipe Gutierrez, Igor Utsumi, Ivan Martínez-Vargas e Paula Soprana
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