Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Saída de baby boomers do mercado de trabalho preocupa empresas

Pesquisa mostra que companhias buscam medidas para não perder capital intelectual de funcionários após aposentadoria

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A saída dos baby boomers —pessoas nascidas após a Segunda Guerra Mundial até metade dos anos 1960— do mercado de trabalho está alertando a gerência de empresas no Brasil.

Pesquisa da Robert Half realizada em janeiro deste ano mostra que 34% dos executivos de cargos de liderança estão "muito preocupados" com o fato de o movimento de transição afetar o conjunto de habilidades disponíveis em seus respectivos departamentos. 

O levantamento apontou ainda que as companhias estão adotando medidas para garantir que o conhecimento dessa faixa etária de funcionários não se perca quando eles se aposentarem.

Entre as principais citadas, estão a formação de equipes de diferentes gerações (59%); a organização de sessões de treinamento com todos os colaboradores (53%); a realização de programas de mentoria e coaching (52%); o uso de plataformas online em que todos possam inserir sua experiência (40%); e o acompanhamento e catalogamento de projetos anteriores de sucesso (38%).

Leia a coluna completa aqui.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas