Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresa aérea estrangeira quer fazer voo doméstico no Brasil

Congresso bate o martelo sobre medida provisória que trata do tema na próxima quarta (22)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A medida provisória que permite o controle de companhias aéreas no Brasil por estrangeiros começa a dar frutos às vésperas do prazo final para aprovação no Congresso, definido para quarta (22).

A Globalia Linhas Aéreas, grupo da Air Europa, deu entrada no processo na Junta Comercial de São Paulo.

O próximo passo é pedir à Anac a autorização para operar no país. O movimento do grupo estrangeiro é visto no setor como um estímulo à aprovação da MP.

Made in Brazil Após se constituir como brasileira, a empresa pode voar no mercado doméstico. As estrangeiras que hoje operam aqui só fazem rotas internacionais. Especialistas veem a iniciativa da Globalia com esperança para funcionários descartados na crise da Avianca.

Floresta A Amazon venceu a disputa de sete anos contra países da região amazônica (OTCA) pelo domínio “.amazon” na internet. A Icann, organização que designa endereços na web, decidiu a favor da varejista nesta sexta (17).

FGTS Deputado Gilson Marques (NOVO-SC) protocolou nesta sexta (17) projeto de lei para permitir que trabalhador invista recursos do FGTS em fundos de investimento ou de previdência complementar.

Trajeto A Desenvolve SP, agência paulista de fomento, e a Caixa assinam na segunda (20) contrato de abertura de crédito de R$ 165 milhões para investimentos em infraestrutura de transporte coletivo e mobilidade de municípios.

Bye, baby A saída dos baby boomers —nascidos após a Segunda Guerra até metade dos anos 1960— do mercado de trabalho alerta a gerência de empresas no Brasil.

Cabelos brancos Segundo a Robert Half, 34% dos líderes empresariais estão “muito preocupados”. Para garantir que a experiência dessa faixa não se perca quando se aposentarem, 59% das companhias formam equipes de diferentes gerações.

Foi ele  Quando veio à tona a notícia de que o nome do autor do texto apócrifo sobre o Brasil “ingovernável” compartilhado nesta sexta (17) por Bolsonaro em redes sociais era Paulo Portinho, os corredores da CVM viraram um disse-me-disse. Portinho é analista da autarquia.

Puxão de orelha Alguns colegas se preocuparam se o tom do texto propagado pelo presidente poderia desencadear repreensão a Portinho, que tem histórico de engajamento político e já foi candidato a vereador no Rio pelo Novo. Outros procuravam nas entrelinhas sinais de inspiração do guru ideológico Olavo de Carvalho.

E eu com isso  Procurada, a CVM afirma que as opiniões divulgadas pelo servidor em rede social são de “exclusiva responsabilidade” dele e não refletem o posicionamento da autarquia.

Educação A movimentação na chefia do Inep foi assunto em grupos de WhatsApp de especialistas em proteção de dados nesta sexta (17). O parecer da AGU, elaborado pelo procurador Rodolfo Cabral, vai contra o pedido do MEC de abrir dados pessoais de estudantes para criar uma nova carteirinha estudantil.

  Segundo o parecer, a quebra de sigilo de dados estatísticos nesse caso seria inconstitucional e poderia abalar a “fé pública” na instituição e a integridade de políticas públicas. O documento desagradou Elmer Vicenzi, ex-presidente do Inep, demitido na quinta. Cabral também foi exonerado.

Bota fora  Petroleiros veem no último programa de demissão voluntária da Petrobras sinais de “chantagem”. É que uma cláusula diz que funcionários com idade de aposentadoria que optarem pela permanência na companhia serão excluídos de novos programas nos próximos cinco anos.

Tenso Para a Federação Única dos Petroleiros, o que mais preocupa é a segurança das instalações da Petrobras. “Estão operando com pessoal abaixo do mínimo necessário”, diz.

Com Paula Soprana e Igor Utsumi

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.