Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Governo de SP suspende imposto na importação de remédio para doença crônica

Medida é simplificação tributária para segmento de medicamentos biológicos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Na esteira dos programas de incentivos setoriais, o governo de São Paulo resolveu liberar a suspensão do ICMS na importação de medicamentos biológicos usados no tratamento de doenças crônicas, como artrite reumatoide, psoríase, doenças inflamatórias intestinais, câncer de mama, esclerose múltipla, entre outras.

A medida não favorece diretamente o consumidor final, que pode receber o tratamento pelo SUS, mas beneficia empresas que têm contratos de PDP (Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo) com o Ministério da Saúde. Na prática, é uma simplificação tributária que ajuda o fluxo de caixa das companhias.

O objetivo, segundo governo e indústria farmacêutica, é estimular a produção local de medicamentos biológicos, um sonho antigo do setor que teve avanço muito lento nos últimos anos. Antes, é preciso fazer a importação dos medicamentos para transferência de tecnologia.

O secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, que estudou a concessão do benefício - Reinaldo Canato / Folhapress

Leia a coluna na íntegra aqui. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas