Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Família Gradin questiona se Odebrecht favoreceu bancos

Disputa envolve participação acionária na Braskem, ativo mais cobiçado da empresa

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Novela A família Gradin fez, nesta semana, mais um gesto contra a Odebrecht no contexto da bilionária recuperação judicial da companhia. Por meio da Graal Participações, os Gradin foram à Justiça questionar se o tratamento dado pela Odebrecht a um grupo de bancos em operações de rolagem de dívida pode ter prejudicado os demais credores. O conflito gira em torno do ativo mais cobiçado da empresa atualmente, a participação acionária na petroquímica Braskem.

Troca O argumento é que a operação da Odebrecht com os bancos os transferiu da categoria de quirografários (sem garantia real) para a de favorecidos, com alienação fiduciária das ações da Braskem.

Contas Segundo a Graal, que espera receber cerca de R$ 12 bilhões, as operações com os bancos ocorreram quando estava caracterizado o estado de insolvência e se estenderam até poucos dias antes do pedido de recuperação judicial.  

Data A petição foi protocolada na quinta (21) pelo escritório Mange Advogados, que, procurado pela coluna, não quis comentar. A Odebrecht também não se manifestou.

Frente Estratégia semelhante foi adotada em outubro por José Carlos Grubisich, ex-presidente da Braskem, que acusa a Odebrecht de ter usado fraude nas operações com bancos, prejudicando credores. 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Especialistas criticam mudanças na lei de cotas para pessoas com deficiência

Metade de empregados quer empreender nos próximos cinco anos

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas