Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Especialistas criticam mudanças na lei de cotas para pessoas com deficiência

Recrutadores consideram parte das ideias discriminatória

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jabuti Especialistas em recrutamento de pessoas com deficiência viram pontos discriminatórios no meio das mudanças na Lei de Cotas discutidas junto com o programa Verde Amarelo, que o governo lançou na semana passada. 

Iguais Uma das medidas anunciadas exclui do cálculo da cota os postos de trabalho que têm periculosidade, ponto criticado por Carolina Ignarra, da Talento Incluir. Para a especialista, limitações leves, como visão monocular, não impedem o cumprimento de qualquer função. 

Faz por mim Para Jaques Haber, da i.Social, as medidas parecem mais focadas em ajudar o empregador do que promover inclusão. Ele critica a ideia de permitir que as empresas que excedem a cota obrigatória façam acordo com quem não cumpre, de modo que ambas fiquem quites com a lei.

Dobro Ignarra vê pontos positivos. A ideia de permitir contagem dupla para a cota quando o trabalhador tem deficiência severa estimulará contratações. O Ministério da Economia diz que a exclusão das vagas que envolvem risco visa tornar a obrigação realista e possível de ser cumprida.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Família Gradim questiona se Odebrecht favoreceu bancos

Metade de empregados quer empreender nos próximos cinco anos 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.