Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Pequeno empresário entra em 2020 menos otimista do que em 2019

Índice de Confiança do Insper aponta Centro-Oeste mais esperançoso

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Ano velho Após dois trimestres em queda, o índice de confiança dos pequenos e médios negócios subiu 2,8% ante os três meses anteriores, segundo o Insper. Os empresários, no entanto, vão começar 2020 com menos otimismo do que no início de 2019. Na variação anual, o índice caiu 3,7%.

Ano novo O Centro-Oeste foi a região que registrou o maior avanço na confiança, com aumento de 6,6% na variação trimestral do índice. Na comparação entre os setores, a indústria apresentou o maior crescimento (7,2%), enquanto comércio (2,6%) e serviços (0,7%) oscilaram menos, de acordo com o levantamento.

Bolo Um ano após ser fundada a partir da fusão entre a Spinelli e a Concórdia, a Necton Investimentos atingiu, pela primeira vez, R$ 1 bilhão em movimentações de compra e venda em um dia na Bolsa, na semana passada. Teve alta de 90% no faturamento e triplicou as aberturas de contas desde dezembro de 2018. 

Boleia Mesmo com o fracasso da greve de segunda (16), o líder caminhoneiro Marconi França gostou da resolução da ANTT para ampliar a fiscalização da tabela do frete por meios eletrônicos, publicada no dia seguinte. O motorista diz que agora ficará atento à revisão dos valores mínimos, que considera baixos, programada para 20 de janeiro.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Com empresários, Marcos Cintra articula campanha para nova CPMF ​

Presente sustentável vira febre no mercado de brindes corporativos 

Petrobras faz acordo sobre transferência e demissão em plano de desinvestimento 

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas