Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Gol dialoga com estados para manter redução de ICMS do combustível

O mercado considera incerto o destino do benefício após compra da Twoflex pela Azul

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Querosene A Gol diz que já está conversando com governos de diferentes estados para manter os acordos de redução de ICMS do combustível de aviação que havia conquistado no passado por causa dos voos regionais feitos em parceria com a Twoflex. Após o anúncio da compra da Twoflex Azul, na semana passada, a continuidade dos benefícios estaduais para a Gol passou a ser questionada pelo mercado, que viu na transação um movimento estratégico da Azul contra a concorrente. 

Logo da companhia aérea Gol - Reuters
Janela Procurada pela coluna, a Gol minimizou o potencial efeito da aquisição da Azul sobre seus negócios e disse que vai manter sua estratégia de expansão regional.  

Corredor “O acordo com a Twoflex de compartilhamento de voos e compra de capacidade representou só 0,007% do número de assentos ofertados e 4.185 passageiros transportados em 2019, o que representa 0,012% do total de clientes”, disse a Gol em nota. 

Desembarque Na guerra fiscal aérea travada nos últimos anos, alguns estados lançaram regimes especiais com ICMS menor sobre o querosene de aviação para tentar atrair mais voos, desenvolvendo seus aeroportos. No ano passado, São Paulo derrubou sua alíquota de 25% para 12%. 

No ar Circulou no setor aéreo nos últimos dias a suspeita de que a chilena de baixo custo Sky estaria reduzindo a quantidade de voos no Brasil. A empresa, porém, diz que está só retomando sua malha normal de voos, após a alta temporada de janeiro e fevereiro. 

Pouso Rio e São Paulo são rotas fixas da Sky. Salvador e Florianópolis funcionam de novembro a março. A aérea é uma concorrente nova no mercado. Começou a voar entre Chile e Brasil no fim de 2018 com preços agressivos e serviços mais enxutos.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo    

Dersa contrata Fipe para auditoria nos contornos da rodovia dos Tamoios

Nestlé usa aplicativo chinês TikTok em seleção de vaga

Compras em drive-thru do Habib's poderão ser pagas com Sem Parar

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas